sábado, 9 de janeiro de 2010

Amizades em part-time

É. As amizades têm muito de tudo, têm vantagens que o amor, aquele amor que se tem só para um, aquele amor do ‘quero ficar contigo a vida inteira e ter filhos’, não tem. As amizades podem ser tantas quanto se quiser e com quem escolhermos, não é preciso na amizade abdicar de um amor em prol de outro, as amizades coexistem na mesma vida, desdobramo-nos em amizades tão singulares como cada um que teve o encanto de nos cativar. Este é o amor que permite a poligamia. Os amigos são mais do que um, são diferentes e tecemos relações diferentes, não nos exigem exclusividade e cada um dá o que nos tem para dar e serve porque o amigo não tem que ser tudo, basta ser. É um amor tolerante que não nos consume na exigência absurda que um ser tem que possuir todas as qualidades que o nosso egoísmo acha necessárias. A amizade é o amor poligâmico.
Mas o respeito e a lealdade são exigências básicas em qualquer relação e ser leal é segundo o dicionário não faltar às promessas que se faz, para mim ser leal é antes de tudo um compromisso connosco, antes da fidelidade ao outro há a fidelidade a mim, aquilo que acredito, que faço por acredito e que de maneira natural me comprometi, não há contratos nem regras previamente estabelecidas, mas todos sabemos o que queremos e podemos dar e o que o outro espera de nós nada mais é do que aquilo que nós lhe mostramos que podia esperar. Deslealdade é falhar connosco, ao que estamos dispostos a dar e já não damos. E os amigos não são descartáveis, não servem para ocupar tempos livres, para colmatar falhas ou para nos fingirmos menos vazios, amigos fazem parte de nós, trazemo-los para a nossa vida e eles ficam, ajudam, cuidam, riem. A amizade é um amor poligâmico não é o amor substituto.

Zai.

1 comentário:

  1. É exactamente pelo que os amigos representam e pelo que não devem ser, que sinto a tua falta.. mas que também sei que, no fundo, estamos aqui, presentes, disponíveis, de braços abertos para quando for preciso ajudar, cuidar e rir.. porque ficar, ficamos sempre =)@

    ResponderEliminar