quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

educar o coração... ou elogio ao amor II para ti zai

sabes...

nunca escolhi uma profissão... quis sempre ser muita coisa!

até descobrir uma "vocação"... todos os dias há alguns anos tenho investido, especializado, aprendido a ser Educadora... ou seja, ironia (ou não!), tudo o que faço profissionalmente é educar um alguém a ser "alguém"...

não sou de falsa modéstia e por isso até considero que o faço bem! poderia dizer até, que o meu currículo, com excepção de um comportamento "menos ético" (ou não!) é um quase perfeito....

ironia? sim!

educo os outros, assumo-me (porque assim o tem de ser) como um modelo, estudo estratégias para "ajudar" os outros a ultrapassarem problemas, a adequarem-se à sociedade, a (sobre)viver!

e eu? educar o coração?!?!

"educar o coração" não é uma expressão minha... não chegaria lá! é tua!

foste tu também que me disseste um dia, quando fiquei "sozinha" (entre aspas, porque sei que nunca estarei sozinha!)

"o tempo transforma tudo em tempo" (ainda bem que partilhaste esse fantástico texto)

e que existiam noites, algumas noites, que doíam, que custam horrores mas que passam... tudo passa...

e mais uma vez tu...

tu que não me deixas "sozinha", mesmo quando não é fácil

mesmo quando parecer ser muito difícil...

mesmo quando precisamos de nos afastar para nos reencontrarmos "em grande estilo" como só tu sabes!


"vai ficar tudo bem... isso eu sei!"

sempre percebi a ideia... agora começo a sentir a necessidade...

saber educar o coração é assumir as consequências de algumas opções... é saber o que se sente e dizê-lo... é correr o risco de magoar, a nós a eles... mas saber lidar com isso!

sim! é saber lidar com isso!

é dar tempo... trabalhar o tempo... escrever sobre o tempo... ter tempo!

sinto-me cada vez mais disponível para esse tempo...

eu, uma "Educadora" profissional com problemas de auto-educação! ironia? sim!

ás vezes digo-te... este nosso amor devia chegar! mas não chega! e ainda bem!

as noites doem... mas doem menos...

o tempo começa agora a transformar tudo em tempo... embora num tempo ainda recente...

o coração mais educado... e mesmo com "muitos quartos" só tem uma porta aberta, não de entrada mas com a esperança da saída...

já há tempo para não ter medo de ficar sozinha...

o tempo transformou... transformou-me...

há tempo... e esse tempo é o tempo de educar o coração!

obrigada!


<... Pi ...>

Sem comentários:

Enviar um comentário